terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tênis novo!!!!!

Bem meus amigos,

Para quem ainda não sabe, estarei participando da Maratona Costa do Pacífico dia 06 de dezembro, eu participei desta mesma prova ano passado e fiz um tempo de 3hs16min (http://www.olimpo.cl/sitio/mcp2009.html).

O percurso desta prova é super duro, cheio de subidas e descidas, sem falar que pode soprar um vento desanimador durante todos os 42km 195m.

Para esta prova estou fazendo uma preparação de 12 semanas, que começaram no dia 23 de Setembro e vai terminar justo no dia 06 de Dezembro, no grande dia.

Já se foram 07 semanas e estou no início da semana número 8.

A semana mais complexa desse treinamento será a próxima, a semana de número 9.

Nesta semana terei o pico de treinamento, com uma semana bem puxada com o seguinte treino:

Semana 09 – 9 a 15 de novembro
Seg.- 40min bem leve
Ter.- 1h10 de rodagem+ ER*
Qua.-10 x 800m – 2:55-3:00s –p- 2min
Qui.- 50min de rodagem + ER*
Sex.- 3 x 5000m – 19.35s (1:34s p/400m) –p- 5min
Sab.- descanso
Dom.- 3h00min de rodagem

Na realidade já venho meio que no piloto automático, acredito que já cheguei no ritmo de prova e agora o segredo é manter o ritmo nesta semana que estou, forçar um pouco na semana 9, para depois nas semanas 10 e 11 começar a reduzir o volume e chegar na semana 12 e no dia da prova com todo o gás.

O treino de ontem que era para serem 40 minutos leves (pois tive fundo de 2hs 45min no domingo) foram 40 minutos  “sofridos”, pois comprei um tênis novo (Saucony) no final de semana e resolvi colocar ontem para ir amaciando (grande erro).

Abrindo um ( ) todas as segundas, terças e quintas eu vou correndo (com mochila nas costas) da empresa que trabalho (que é em Valparaíso) até a minha casa (que é em Viña Del Mar), dessa forma consigo aproveitar o tempo que estaria parado dentro do trem, correndo.

Está certo que até a minha casa são apenas 9km e nas terças e quintas, como preciso rodar 1h10min, sempre tenho que ir de Valparaíso até Reñaca (alguns km´s depois da minha casa) para conseguir cobrir a distancia necessária (+ou- 17 a 18km).

Mas como ia dizendo, o treino de ontem que eram apenas 40 minutos leves, se tornaram uma tortura, pois o tênis novo, resolveu incomodar e me fez uma bolha enorme no calcanhar (também, coisa de amador, correr com tênis novo antes de amaciar com algumas caminhadas).

Por isso meus queridos amigos, fica a dica, nunca usem tênis novo em provas ou direto nos treinos, sempre que comprarem um, caminhem bastante com ele para amaciar bem.

Abraços e bons treinos!

Jeison Costa.

3 comentários:

  1. Jeison esta é velha,mas parece que a gente só aprende mesmo é errando, tênis novo para estrar em treinos antes de amaciar nem pensar !!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Tete, mesmo os macacos velhos cometem erros básicos.

    Mas tudo bem, a corrida tem dessas coisas.

    Abracos e valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Jeison, rapaz.... Que texto amedrontador esse, meu amigo!
    Deixei de fazer a São Paulo City Marathon deste ano de 2016 porque me lesionei e, querendo ainda fazer uma maratona este ano, sem pesquisar muito a prova, comprei as passagens para Santiago e fiz a inscrição pra MCP!!
    E vem vc e diz que a prova é super dura! É isso mesmo? As subidas e descidas são muito inclinadas?
    Como costuma ser a temperatura? Po...
    Se puder, me dê essa ajuda e aceito mesmo suas dicas!
    Abraços, Ciro!

    Se puder, me manda um email no asax@terra.com.br

    ResponderExcluir