quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

3hs 05min

É isso ai galera, nao era o tempo que estava buscando, mas mesmo assim nao deixa de ser um ótimo tempo.

Cometi alguns erros estratégicos e tive algumas complicacoes no decorrer da prova.

A partida foi as 7hs30min da manha, saiamos de Puchuncavi, um município a 42km de Reñaca (praia vizinha de Viña del Mar).

Temperatura, hidratacao, tenis, tudo perfeito e um objetivo traçado, fazer a prova abaixo de 3hs (2hs59min59seg) era a meta.

Dada a largada, sai me sentindo super bem, logo no primeiro km cravei 4min, ritmo tranquilo para 1° km de prova, com o desenrolar da prova a idéia era cair para uns 4min15seg por km e seguir assim até o final.

Tinha dois pontos de controle em toda a prova, decidi que iria olhar o relógio somente na metade da prova (21km) e depois no km 30.

Para realizar a prova abaixo de 3hs, deveria passar a primeira metade para qualquer coisa abaixo de 1h30min e chegar no km 30 con no máximo 2hs07min.

Erro fatal: Cheguei nos 21km e olhei para o relógio como tinha planejado, 1h 24min 00seg (4min/km), estava me sentindo super bem e neste momento, mudei meu objetivo, a meta que antes era fazer qualquer coisa abaixo de 3hs se transformou em realizar a prova abaixo de 2hs50min.

Pensei com meus botoes: Se passei os 21km a 4min/km me sentindo solto e bem, vou manter o mesmo ritmo e terminar a 2hs48min.

Perfeito, segui a prova mantendo o mesmo ritmo, entre várias e várias e várias subidas criminosas e sofridas, mantive meus 4min/km.

Quando passei pelo meu segundo ponto de controle, que eram os 30 km, olhei mais um vez o relógio, 1h 59min 14seg.

PERFEITO, pensei comigo, agora é manter o ritmo e terminar com tudo.

KM 34: Regra básica das maratonas - Mais cedo ou mais tarde o corpo sempre vai cobrar a conta - dito e feito.

De uma hora para outra, como uma bigorna caindo em cima da minha cabeça, comecei a sentir as pernas pesarem, endurecer, caimbras insuportaveis começaram a aparecer e a cabeça começou a entrar em looping.

Resultado: Do km 34 ao km 37 tive que reduzir o ritmo drásticamente (8min/km), recuperar o psicológico que estava totalmente abatido, relaxar (o que deu) a musculatura para as caimbras diminuírem e no KM 38 retomar o ritmo de uns 4min 10seg por km para terminar a prova em 3hs 05min praticamente.

Moral da história, mesmo os experientes cometem erros, devemos sempre entrar em uma competição com os objetivos bem claros pois passamos meses e meses treinando para correr em um ritmo e chegamos na competição sabendo que estamos preparados para correr aquele ritmo.

Se deixar levar pela emocao ou pelos outros atletas, pode ser um erro fatal.

Creio eu, com toda minha modéstia, que se tivesse sido outro corredor qualquer, sem a força de vontade que tenho, com certeza teria desistido.

Tive a humildade de reconhecer meu próprio erro durante a prova, diminuir o ritmo durante alguns kilometros, recuperar a cabeça para depois recuperar o corpo, pois o mais importante para mim, independente do tempo em uma prova como essas é terminar.

Agora é recuperar, desfrutar as festas de final de ano com a família e voltar ano que vem com forca total.

Recordo a todos que meu próximo ano será cheio de Ultramaratonas.

Abracos e bons treinos a todos.

Jeison Costa.

2 comentários:

  1. É, Maratona não perdoa uma vacilada, né? Por mais que sejamos experientes, se atravessarmos à frente da Deusa Maratona, ela vai nos colocar no nosso devido lugar!! Das minhas 5 maratonas, em 03 eu ousei desafiá-la. Resultado, meus melhores resultados estão nas outras duas... de qualquer modo, parabéns, porque 03h05min não é resultado para se queixar não!!
    Abração!
    Nishi

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Nishi, Maratona nao é fácil nao, mas fiquei muito satisfeito, pois sempre colhemos frutos dessas experiencias, aliás, acho que colhemos mais frutos deste tipo de experiencia do que de outras.

    Agora é recuperar, pois este ano tenho um calendário de provas bem puxado, estou entrando no mundo das Ultras e tenho alguns planos bem ousados para os próximos anos.

    Ojalá, passe tudo bem.

    Grande abraco e feliz 2010.

    ResponderExcluir