terça-feira, 10 de novembro de 2009

Limiares!!

Fala Galera,

Muitos me perguntam qual a diferença de limiar Aeróbio para Anaeróbio e qual a real importância dos carboidratos para os treinamentos.


Vou tentar explicar rapidamente o que acontece com nosso corpo nesses dois limiares e qual a importância de ter uma boa ingestão de carboidratos antes das provas.

Apesar de a gordura ser muito mais eficiente no fornecimento de energia do que o carboidrato a mesma é transformada em energia muito mais lentamente, um dos principais fatores ligados a quebra da molécula de gordura para transformá-la em energia é o oxigênio.

Quando corremos em torno de 50% a 60% de nosso VO2 Max (limiar Aeróbio) nosso corpo consegue ter uma boa ingestão de oxigênio, pois respiramos com mais facilidade, com isso conseguimos priorizar as moléculas de gordura como principal fonte de energia sem precisar utilizar os carboidratos.

No momento que aumentamos a intensidade do exercício e passamos a realizá-lo em torno de 65% a 90% de nosso VO2 Máx (Limiar Anaeróbio) começamos a não ter uma boa respiração (ficamos ofegantes) e conseqüentemente passamos a ficar em débito de oxigênio com o nosso organismo, pois não conseguimos inspirar oxigênio suficiente, com isso a quebra da gordura como fonte de energia fica comprometida, logo o organismo passa a liberar mais ácido lático do que conseguimos eliminar (ácido lático é o indicador da fadiga muscular e sensação de queimação), logo a gordura que era a principal fonte de energia passa a não ser mais utilizada e o organismo passa então a utilizar a glicose como sua principal fonte de energia (glicose e a forma que os carboidratos circulam no nosso organismo).


Nesse ponto o atleta tem 04 opções:

  • Diminuir o ritmo para normalizar o consumo de oxigênio e diminuir o ácido láctico para voltar a utilizar a gordura como fonte de energia;
  • Ter um bom estoque de glicogênio para se manter mais tempo dentro desse limiar (estoque formado pelos carboidratos);
  • Realizar reposição de carboidratos durante treinos e provas longas;
  • Parar de correr.

Levando em consideração essas opções em uma competição tipo a São Silvestre, por exemplo, pode significar o fracasso total da competição, pois é uma prova relativamente curta para realizar uma boa reposição de carbos durante a prova.

Corridas curtas (5k, 10k, 15k) são realizadas boa parte dentro do limiar AERÓBIO dos atletas (1° parte da corrida) e outra boa parte dentro do limiar ANAERÓBIO (2° parte da corrida). Levando em consideração que se o atleta nesse caso não tivesse um bom estoque de glicogênio (formado pelos carboidratos), significaria que na segunda parte da corrida ou ele iria quebrar, tendo que diminuir muito o seu ritmo a fins de conseguir continuar a prova, porém o resultado ficaria completamente comprometido ou teria que parar.

Quando o corpo entra no limiar ANAERÓBIO ele passa a priorizar a glicose (glicose e a forma que os carboidratos circulam no nosso organismo) como fonte de energia, como o cérebro é alimentado exclusivamente pela glicose o organismo irá poupá-la para o órgão.


Se o atleta não tiver um bom estoque de glicose o corpo passará a utilizar a quebra de proteínas para buscar energia, causando degradação da massa muscular (CATABOLISMO), pois como já falei anteriormente a gordura necessita de oxigênio para ser transportada e como no limiar ANAERÓBIO estamos em débito de oxigênio, logo o corpo irá poupar a glicose para o cérebro (para evitar hipocligemia ou até mesmo desmaios) e não conseguirá utilizar a gordura, pois estaremos em débito de oxigênio.

O que acontece? Sobra para o corpo buscar energia em outras fontes e essas são as proteínas... 

Sabemos que as fibras musculares são compostas por proteínas, logo estaremos comprometendo nossa massa muscular (CATABOLISANDO).

Por isso a importância de ter uma boa reposição de carboidratos durante a corrida se necessário e uma dieta rica em carboidratos nos dias anteriores as provas ou treinos longos.


Dessas informações também podemos tirar a conclusão que correr em limiar Aeróbio (ritmo mais tranqüilo) favorece mais a queima de gordura.

Espero ter esclarecido um pouco...... 

Abraços e bons treinos!

5 comentários:

  1. Fala Jeison.
    Mais um post legal! Continua escrevendo que acho que esses tópicos super-educativos, principalmente "praqueles" pros iniciantes como eu.

    Sabe que até hj não tive a oportunidade de fazer um ergo-espirométrico para descobrir meu VO2Max. Não sei não procurei direito, mas não vi nenhuma clínica na minha região que oferecesse o serviço (moro perto de Miami).
    Se não me engano, li que, com os treinos, a gente tem como melhorar algo em torno de 20% o nosso VO2Max mas não vai muito além disso. Vc concorda com isso?

    Conheci Viña num tour meia boca que fiz a primeira vez que fui pra Santiago. Pra dizer a verdade, a única coisa que me lembro daí é do Moai e um jardim bonitinho.

    Já tá falando Cachay? rs

    Abraços,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  2. Fala Shigueo, tudo tranquilo!!!??

    Cara, é isso mesmo nosso VO2 Max pode ser melhorad de 10 a 20%, claro que isso nao é para todos, cada ser humano é um ser único e a lei da individualidade tem que ser sempre observada.

    Mas de um modo geral o VO2 Max pode ser melhorado sim.

    Po, legal que veio conhecer Viña, eu Moro aqui e na realidade bem pertinho desse jardim que tem o Moai.

    E sim, já estoy falando cachay, pô, weon, wea.....

    Esses Chilenos sao uma viagem.

    Abraco e obrigado pela visita!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens mais uma vez.

    Nas conversas q tenho com um pessoal "mais leigo" que eu, reparo na dificuldade que eles tem para entender que a queima maior de gordura se dá num ritmo mais lento, do que do contrário.

    Abraços

    Marco

    ResponderExcluir
  4. E ai Marco.... tudo certo!??

    Eu sempre gosto de utilizar o exemplo do Queniano.

    Quem vc acha que está queimando mais gordura??

    - Um queniano correndo a 16km/h e fazendo um esforco de 60%.

    ou

    - Um Atleta correndo os mesmos 16km/h só que realizando um esforco de 90%.

    Muitos acreditam que o fato de estar fazendo mais esforco ocasionará uma maior queima de gordura, mas na realidade nesse caso, quem está realizando menos esforco é que está queimando mais gordura.

    Valeu pela visita!

    Abracos e bons treinos!

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo blog, to acompanhando, to treinando para minha primeira maratona , e tá sendo de grande valia para mim ler seus tópicos, abraço, Luiz Dias ,31 anos,fisioterapeuta, niterói-RJ.

    ResponderExcluir