quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Voltando aos treinos - 03/04 - Maratona de Santiago

Olá meu amigos, muito obrigado a todos pelas mensagens de parabéns pela TTT, já retomei os treinos e minha próxima prova será a Maratona de Santiago no dia 03/04.

Nao tenho nenhum objetivo concreto para esta prova, serao 42km195m uma distancia "relativamente" tranquila.

Coloquei o relativamente entre " " porque correr uma Maratona nunca é algo simples, por mais que tenhamos um grande volume de treino e vários km´s de experiência, a Maratona será sempre a rainha de todas as distancias onde qualquer estratégia equivocada pode te custar a prova.

Isso me lembra a Martona Costa do Pacífico de 2009, aqui no Chile, eu estava super bem treinado e tinha a certeza de que faria os 42km195m para 2hs56min ou algo próximo a isso.

Sai no comeco da prova me sentindo excelente e em um ritmo bem forte, quando passei a metade da prova (21km095m) cravei 1h24min, um pacing de 4´/km, nesse exato momento cometi um erro mortal, principalmente se tratando de 42km, meu erro foi mudar minha estratégia, como passei a metade da prova em um ritmo super forte e me sentindo super bem, pensei comigo mesmo: Vou fazer essa prova para 2hs48min.

Sempre costumo dizer que mais cedo ou mais tarde a Maratona te cobra a conta e se vc nao tiver, irá pagar caro e foi o que aconteceu comigo, meu treino tinha sido desenhado para realizar a prova em 2hs56min, pode nao parecer muita diferenca entre 2hs48min e 2hs56min, mas acreditem amigos que nao sao corredores, isso pode significar uma vida enteira de treinamento.

Baixar minutos em uma determinada distancia acontece muito logo quando começamos a treinar, pois no começo sempre evoluímos muito rápido, depois de um certo tempo treinando e competindo, chegamos a um top de condicionamento e depende da distancia que se corre, melhor segundos já se torna algo extremamente complicado, minutos então, pode ser uma vida toda como falei.

Voltando ao meu erro, pensei que teria condicoes de terminar a prova em 2hs48min o que para mim seria um recorde pessoal tremendo, ok que comparado ao tempo dos profissionais nao é nada, mas nós os corredores sabemos a importancia de correr um 10k abaixo de 40min, uma Meia Maratona abaixo de 1h20min e uma Maratona abaixo de 3hs, conseguir correr-la a 2h48min seria uma consagração...  hehehehe

Segui no pacing de 4´7/km e passei o km 30 da prova (uma subida monstruosa de uns 2km) cravando 1h59min, um ritmo um pouco mais forte que no começo da prova, ainda me sentia bem, claro que com um desgaste por haver corrido 30km´s, porém me sentindo inteiro para seguir até o final.

KM 34, BUM!!! Caiu o disjuntor!!! Como falei antes, A Maratona cedo ou tarde te cobra a conta.....

Nao vou me extrender muito, pois a narrativa dessa prova vc´s encontram aqui mesmo no BLOG (http://jeisoncosta.blogspot.com/2009/12/3hs-05min.html), moral dessa história é a importância de seguir o treinamento e a estratégia de prova e sempre a forca de vontade e determinação.

Por tudo isso nao considero os 42km195m da Maratona de Santiago um desafio menor, claro que nao sao 84km pela areia, mais igual tem suas complexidades.

Abraços a todos!

Jeison Costa.

Um comentário:

  1. Fala Jeison..

    Bom ve-lo voltando aos treinos.É isso aí..

    Eu tb ia correr a Maratona de Santiago..queria muito correr essa prova...já estava treinando, vendo passsagens, hotel, etc... mas vou ter q fazer uma cirurgia (retirar a safena) e entao tive que abortar esta prova.
    Em breve espero estar de volta aos treinos e se Deus quiser ano que vem estarei em Santiago.
    Bons treinos e boa prova

    Marco

    ResponderExcluir